quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A AUTONOMIA DE PROFESSORES - CONTRERAS, JOSÉ

A AUTONOMIA DE PROFESSORES - CONTRERAS, José

José Contreras Domingo formou-se em Ciências da Educação na Universidade Complutense de Madri e tornou-se Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Málaga, onde foi professor de 1983 a 1992. Desde 1992, atua na Universidade de Barcelona, no Departamento de Didática e Organização Educacional. Escreveu as seguintes obras: Enseñanza, Curriculum y Profesorado. Introducción Crítica a la Didáctica. (Madri, 1990; 2ª ed. 1994), Models d’investigació a l’aula ( em co-autoria com Angel Pérez Gómez y Félix Ângulo Rasco). (Barcelona, Universitat Oberta de Catalunya, 1996) e La Autonomia Del Profesorado (Madri, 1997; 2ª ed. 1999). Contreras é membro dos Conselhos de Redação das revistas Investigación em la Escuela (Universidade de Sevilha), Temps d’Educació (Universidade de Barcelona), da revista eletrônica Heuresis (Universidade de Cádiz) e da seção em língua espanhola da revista eletrônica Education Policy Analysis Archives (Arizona State University).

Na apresentação à edição brasileira da obra A autonomia de professores, Selma Garrido Pimenta traça um rápido panorama do contexto social neoliberal no país e faz uma breve análise da trajetória profissional dos docentes, responsáveis por conduzir o processo ensino-aprendizagem na nova sociedade da informação e do conhecimento. Ressalta, assim, a importância e pertinência do tema para a reflexão dos educadores brasileiros.
II PARTE
Na obra em questão, Contreras discute a autonomia dos professores, conforme os múltiplos sentidos que o termo assume em diversos contextos, as concepções educativas aí defendidas e o papel desempenhado pelos professores em cada circunstância. Aprofunda o significado de autonomia, quanto ao seu papel em relação à educação e em relação à sociedade e anuncia, já na introdução, que acredita na parceria professores/sociedade unindo esforços em busca da conquista de sua autonomia conjunta.
III
A obra está dividida em três partes. Em um primeiro momento, o autor aborda o profissionalismo no ensino e analisa o debate sobre a proletarização do professor, as diferentes maneiras de compreender o que significa ser profissional e as ambigüidades e contradições escondidas na construção da profissionalidade. Na segunda parte, Contreras apresenta os três modelos tradicionais dessa profissionalidade – o professor como técnico, o ensino como uma profissão de caráter reflexivo e o papel do professor como intelectual crítico – com o objetivo de analisar as várias faces da autonomia em cada uma delas. Na última parte, o autor explicita o significado de autonomia em sentido amplo, alertando sobre a importância de se equilibrarem necessidades e condições de trabalho docente. Nesse sentido, Contreras ressalta ser fundamental considerarem-se não só as condições pessoais do professor, como também as condições estruturais e políticas em que a escola e a sociedade interagem, e como esses fatores influenciam a construção da autonomia profissional docente.
PARTE IV
Como era de se esperar, para analisar a temática da autonomia, Contreras não está só nesta empreitada teórica. Busca a contribuição de vários teóricos da educação, entre os quais citam-se: Smyth, Gimeno, Hargreaves, Gadamer, Schön, Bernstein, Apple, Fernández Enguita, Stenhouse, Popkewitz. Seja a abordagem de Stenhouse sobre o professor pesquisador ou Schön defendendo a perspectiva do professor reflexivo, Contreras transita com segurança entre a sua idéia e as várias convergências e divergências com os aludidos autores.
Um grande desafio proposto na obra “A autonomia de professores” refere-se aos modelos de participação pública na definição do currículo da escola. Especialmente, nas escolas públicas, os pais têm delegado à equipe escolar a competência de se definir o melhor currículo para seus filhos. Esse modelo requer um exercício constante, por parte dos professores, debatendo e, assim, contribuindo para a conscientização da família sobre esta responsabilidade compartilhada e nunca solitária. Outro exercício imprescindível, proposto pelo autor, é que o professor instigue a discussão, nas reuniões pedagógicas e nos conselhos de escola, sobre o novo sentido político que orientará as suas ações, na sala de aula.
PARTE V
Nesse percurso, o docente começará a refletir sobre o sentido de suas práticas e sobre a necessidade de se construir criticamente um novo trabalho intelectual a serviço da transformação social. Este é o ponto de partida para a emancipação pessoal e coletiva da sociedade.
À medida que o autor vai desenvolvendo suas idéias, didaticamente retoma capítulos anteriores. Por exemplo, ao encerrar o capítulo II, faz um breve resumo deste e do conteúdo abordado no capítulo I. Depois, ao explicitar as competências profissionais e debate social, dialoga com o leitor, apontando o resumo do percurso já trilhado, na obra, sobre a autonomia de professores (p. 212). Esse é um recurso interessante para manter vivo o raciocínio sobre o encadeamento do tema. Por outro lado, há um fator que pode dificultar a leitura do livro: os muitos erros de concordância, de acentuação, de regência, entre outros. Percebe-se que é necessário proceder a uma outra revisão do texto, uma vez que a obra, sendo tão rica em conteúdo, merece esta lapidação.
PARTE VI
Falar sobre a autonomia docente demanda conhecimento do tema e ousadia, pois, em um primeiro momento, tem-se a impressão de que o professor é a parte mais fraca nas relações de poder e que, por isso, não vai ser modificada a situação; por outro lado, serve como estímulo para que os professores se organizem. De qualquer forma , este contraste não apequenou a discussão; ao contrário, Contreras conseguiu discorrer sobre a autonomia de professores com muita sabedoria e visão crítica. Elucidou dúvidas, e, sobretudo, denunciou armadilhas e anunciou possibilidades de desfazê-las. Abriu caminhos para novas pesquisas. Assim, torna-se leitura obrigatória para estudantes das licenciaturas, da pedagogia e dos cursos de pós-graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário