quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Conteudo de Artes - OFAs

Fazer arte é materializar sua experiência e percepção sobre o mundo, transformando o fluxo de momentos em alguma coisa visual, textual ou musical. Arte cria um tipo de comentário (Barbara Kruger)‏
Específico que é exigido pela operação poética e que envolve um percurso de continua experimentação e de pesquisa enquanto materialidade e procedimentos que ofereçam a forma- conteúdo à obra de arte.
Quer seja no espaço da escola, no espaço expositivo de museus, de centros culturais ou após a nossa experiência como expectadores de espetáculos de teatro, de dança, como também depois da exibição de um filme no cinema.
Quais processos educativos são desencadeados nas escolas para que os bens materiais e imateriais da cultura produzam em crianças e jovens o sentimento de pertencimento?
Pensamos, olhamos, fazemos arte, escrevemos, há diferentes saberes estéticos e culturais que dão extensão as nossas idéias e conceitos sobre arte. Saberes que são encontrados às vezes na própria história da arte, obras, formas de pensar a arte, por meio da filosofia, sociologia, antropologia.
Estudava desenho geométrico, artes plásticas e música. Algumas teatro e a maioria trabalhos manuais.
Cenp- 1990- estímulos geradores como desencadeadores de processo expressivos.
Composição de territórios para mover um pensamento em Arte
PCNs Arte e as Propostas Curriculares da SE/Cenp o Ensino de Arte, visto como área de conhecimento e linguagem deverá se dar de forma a articular e eixos metológicos:
A) Criação/produção em Arte- o fazer artístico
B) Fruição estética – apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado; leitura; crítica;
C) Reflexão- a Arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.
Linguagens artísticas: artes visuais, música, teatro, dança, artes visuais, se constroem na inventiva criação de linguagens elaboradas com códigos que se fazem signos artísticos.
Processo de criação: oportunidade da compreensão do que vem a ser o percurso criador específico do fazer de práticas artísticas.( projetos, esboços, estudos, diálogo com a matéria, tempo de devaneio, caos criador).
Materialidade: em arte há sempre combinações de materiais e cada material é uma matéria que dá consistência física à obra de arte (corpo, movimento, mármore, parafina, som, silêncio), são matérias que deixam de ser o que são qdo sujeitas à prática artística, perdendo sua crueza de matéria pela passagem para o simbólico.
Onde se vê a forma, lá está o conteúdo. O invisível do conteúdo só se torna visível pela forma, pelos próprios elementos que compõe a visualidade, a musicalidade, a teatralidade
Mediação cultural:museus, galerias, encenadores, maestros, programas de ação educativa que envolvem uma produção cultural em arte trabalham para ativar culturalmente a produção artística
Patrimônio Cultural: obras de arte que habitam a rua, museus, mídias, manifestações artísticas do povo que são mantidas de geração em geração, são bens culturais, materiais e imateriais, que se oferecem ao nosso olhar.
Saberes estéticos e culturais: a partir da história da arte, teorias estéticas produzidas pela filosofia.Ex. arte indígena para o seu povo- antropologia.
Ajuda a visualizar os territórios da arte como formas móveis de construção e organização de um outro modo de estudo de arte no contexto escolar. Um desenho ligado ao conceito de rede, mostrando uma forma no tempo e espaço de caminhar por trilhas que trazem paisagens específicas para o estudo das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.
Avaliar: é medir e atribuir um juízo de valor.
Avaliar em Arte: partindo desses mapas e das experiências estéticas e artísticas realizadas em sala de aula, e registradas pelo aluno em seu portfolio .
Caderno do Aluno: e outros modos de registro realizados- o prof.pode avaliar o percurso trilhado com a turma.
Reconhecer, interpretar e estabelecer diferenciações entre as linguagens artísticas tendo o espaço como foco.
Desenvolver as percepções visual, sonora, espacial e cinestésica na leitura e na criação de ideias nas linguagens da Arte.
Operar o pensamento analítico na distinção dos modos e utilizar o espaço nas diferentes linguagens da Arte no decorrer do tempo
O prof.como mediador da aprendizagem do seu aluno, em Arte a avaliação deverá levar em conta o percurso que o aluno fez para a realização de sua obra.
Utilizar os portifólios, caderno do alunos, apresentações orais, sonoras e não perder de vista que o prof. tem que ampliar o repertório do se aluno e portanto no momento da avaliação ele vai orientado para novas aprendizagens.

Sondagem: possibilita que os aprendizes conversem, mediante o seu repertório pessoa, sobre os conceitos que serão estudados no bimestre.
Situações de Aprendizagem: no contexto particular de cada modalidade(artes visuais, música, teatro e dança), problematizam o conceito, o conteúdo ou o aspecto da Arte do ponto de vista dos territórios abordados.
Nutrição Estética: diante do tempo de aula, realidade da escola e de seus alunos, para que haja aproximação das demais linguagens, é importante a nutrição estética para explorar as imagens e ideias contidas nas outras proposições apresentadas, trabalhando os conceitos não abordados.
Diante de uma situação de aprendizagem -ex. Artes visuais- tridimensionalidade (5ª)- inicio no 1B e continuando no 2B- é importante fazer com que o aluno observe natureza(passeios pela escola, arredores,etc), contato com figuras de revistas , vídeos , a própria vivência do aluno com seu corpo) para entender o espaço e suas dimensões.(bi-tri-dimensão).

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