quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Jussara Avaliar para promover: As setas do caminho

Jussara Hoffmann
Buscando Caminhos –

Promoção - Atrelada ao burocrático – acesso à outra série,
-Resgatar - “promoção como acesso a um patamar superior de conhecimento e vida”.

Avaliar para Promover
Esse caminho precisa ser construído por cada um no:.. - Confronto de idéias. – Repensando - Discutindo em conjunto – Valores – Princípios - Metodologias

Rumos da avaliação neste século - Edgard Morin – “Aprender a enfrentar as incertezas – tempos mudanças – ambivalências.”
Hoje não existe: - Verdade absoluta
- Critérios objetivos
- Medidas padronizadas
Essencial no ato avaliativo – Diálogo - É preciso – esforço coletivo para mudar avaliação

Para onde vamos?
De Para
1- Classificação, seleção, seriação 1- Formação da cidadania
2- Atitude de reprodução, alienação, 2 - Mobilização, inquietação
Cumprimento de normas busca de sentido e significado
3- Intenção prognostica, somativa, 3 - Acompanhamento permanente
4-Explicação e apresentação de resultados 4 - Mediação, Intervenção para melhor
5- Do privilégio - Homogeneidade, 5 - Respeito à individualidade
6- Classificação,competição de todos. 6- À confiança na capacidade
Regimes seriados x Regimes não seriados
Alfabetização e pedagogia diferenciada - Avaliação contínua, mediadora.
Exige compreensão da história do aluno e não parte dela.

Perrenoud – Trabalho de equipe – Cooperação entre colegas.
Equívoco das escolas – recuperação com repetição

- Conselhos de classe x Conselhos de classe
Professores – Engajados na resolução dos problemas.

Uma atividade ética-Complexidade

Objetivo da Educação – Formação do sujeito capaz de:
• Saber o que fazer da vida -Construir sua própria história com ética - Ser solidário;

As reformas educacionais
- Tensão entre –o que é e o que deveria ser a realidade social.

• Ciclos - Professores itinerantes - Necessidades especiais -Prática classe excludente
• Aceleração - Integração dos alunos - Números alunos - Professores mal pagos
• Recursos – humanos e materiais.

Precisamos - Diálogo com a família
- Responsabilidade da Escola - compartilhar compromisso com professor e com a família. - Avaliação para promover a inclusão, não para excluir.
- Avaliar individualmente e não comparativamente.
Outra concepção de tempo em avaliação
O Tempo – Falta para diálogo professor x aluno.

Avaliação enquanto mediação significa:

• Encontro – Abertura – Diálogo - Interação

Não se pode delimitar: - È individual – Permanente - Experiência singular

Dar mais tempo para os alunos expressarem suas idéias.

Cada passo é uma grande conquista

Os alunos são diferentes. É preciso olhar:

Cada aluno: - Seu próprio tempo,- Jeito de aprender

Isso exige : - Quebra de padronização
- Acompanhamento do professor.
- Pedagogia diferenciada
- Que o professor atenda individualmente.
Perrenoud – explicações individualmente - Correções imediatas
“Em princípio, um bom treinador fica à beira do campo”

Todo aprendiz está sempre a caminho

Avaliar para promover:

- Anotação significativa – Observação do aluno.
- Registro
-Predomínio dos aspectos qualitativos sobre quantitativos L.D.B.
-Pedro Demo – Qualidade diferente quantidade.

Qualidade não pode ser medida, é filosófica, sensível, tem a ver com profundidade, perfeição e criação.

É importante refletir a cada passo

Se classes numerosas impedem atendimento individual, pode-se optar:
- Tutoria - Cada professor assume alguns alunos (conversas – compromisso – acompanhamento)
- Interdisciplininariedade. -Tirar o aluno do anonimato
-A auto-avaliação com processo contínuo -Não é auto-atribuição de conceitos

Relevante – Levar o aluno refletir sobre o seu aprender – continuamente (processo)
O professor deverá:- Contar histórias - Fazer perguntas - Conversar- Prestar -lhes atenção - Garantir condições de auto-reflexão – Descobertas - Conversar passo a passo.
- Este é o caminho para promover o seu aprender a aprender.

As múltiplas dimensões do olhar avaliativo

- Avaliação é sinônimo de controle.
- Controle é necessário para tomar decisões sobre a vida do Indivíduo.
- Resulta respeito – companheirismo “rigorosidade amorosa” – Paulo Freire
- História – Reprovação – garantia “uma escola de qualidade”
Cabe ao educador:
- Registros confiáveis – não provas
- Não à função burocrática
Controle para:
- Apoiar – conversar – sugerir rumos.
- Tirar fotos de cada aluno – diferentes momentos.

Para que? - Registrar obstáculos - As soluções dos alunos.
1º. Lugar – Conhecer indivíduos e grupos.
- Registrar maneiras de aprender e conviver.
- Ajudar prosseguir no ritmo e interesse.
2º. Lugar – Para planejar os próximos passos.
- Ajustar o roteiro.
- Refletir sobre os melhores caminhos.
Metas e objetivos
Pontos de chegada - Pontos de passagem - Rumos
Levar em conta a realidade – Influências - Respeito à individualidade
Avaliar para promover – Compromisso do professor.
Pedro Demo – qualitativo – intensidade e profundidade.
História – o Professor não reflete sobre os erros – corrige e dá as respostas corretas.
É preciso – Favorecer oportunidades e tempo para:
• Descoberta; - Reformular hipóteses - Testá-las - Confrontá-las com os colegas;
• Professor precisa – Teorias da aprendizagem (Como aprende?).
- Leitura investigativa - Humildade para perceber o aluno;
– Temas transversais – interdisciplinaridade;;
Professor precisa – Conhecer:
Psicologia do desenvolvimento;
• Interesses dos alunos;
• Com o aluno estrutura o pensamento;
O cenário da avaliação

Charlot – Educação – produção de si por si mesmo, pela mediação do outro, é com sua ajuda.
Condições de aprendizagem definem condições de avaliação.
Nova avaliação – Nova forma de ensinar. - Esse é desafio.

Perguntar mais do que responder
Avaliar – Essência questionar
Na classificatória – Verificar
Na mediadora - provocação
Prof e Alunos – Questionam-se -Buscam informações - Constroem conceitos - Resolvem problemas
Avaliação e Mediação
Compromisso do Educador – Mobilizar
Piaget e Vygotsky – mediação – interação
- Construção
- Reconstrução
Linguagem – é a mediação do pensamento.
- Dinâmica da Avaliação – Complexa
- Ação do Sujeito sobre os Objeto - Interação Social
Avaliação mediadora
Acompanhar a progressão do aluno
Percursos de Aprendizagem – DL
Respeitar: Princípios de:- Provisoriedade -Complementaridade
Hoje ainda no ciclo –avaliação classifica ( é preciso superar).
Mediando a mobilização
Charlot – prefere o termo mobilização ao de motivação.
Mobilização implica - por em movimento-Mobilização – de dentro.
Motivação – de fora (Por algo ou alguém).
Qual o papel do educador/ avaliador?
Para Mediar a Mobilização manter-se: - Flexível – Atento – Crítico
- Propor sem delimitar – Questionar – Provocar - Não Antecipar respostas possíveis
- Articular novas perguntas - Observar os estudantes
Mediar a Mobilização significa:

- Abrir espaço para encontros prof / aluno, aluno /aluno em sala de aula
- Planejar o tempo da descoberta - Espaços para conversas - Trocas de experiências
-Expectativas do prof (Classe) – Disciplina - Investigação (do Prof) permanente
Um desafio – pode levar a sentimentos
Mediar – Acompanhar o aluno em: Ação- Reflexão – Ação
1- Aprender 2 - Aprender a Aprender 3 -Aprender a conviver 4-Aprender a ser
Professor deve:

- Otimizar espaços significativos
- Ampliar oportunidade interação com objetivo do conhecimento
- Diversificar Atividades
- Diferentes portadores de texto (Livros, Jornais, Televisão, Radio, museus).
- Longitudinal, Gradativa, e Complementar.
- Estudantes – Constroem saberes e valores através de experiências vividas.
- Fazer Propostas: Diferentes - Oferecer ajuda
- Articular as necessidades -Não discriminar - Valorizar o diferente sem considerá-lo melhor ou pior - Não estimular competição e egoísmo - Opor-se á avaliação classificatória
Mediando a expressão do Conhecimento
Ciclo – Aprendizagem que evolui continuamente.
- Parte de Propostas mobilizadoras.
- Traduzem expressões de sentido - Constrói –se pelo educando
- É preciso – expressar o conhecimento construído
Registros em avaliação mediadora
É importante o registro para acompanhar a progressão da aprendizagem
Para que os registros sejam bons e precisos é necessário
-Ter clara sua finalidade
- Que ajudem o prof. resgatar uma memória significativa.
- Permitir analise do desenvolvimento do aluno.
Na Visão Classificatória
- Número de páginas - Organização no papel - Itens de resposta - Normais de redação técnica, etc.
Na Visão Mediadora:
- Não existe preocupação com critérios definidos, precisos.
- Instrumentos – pontos de partida. - Um questionário - Respostas inéditas, diferentes, imprevistas. - Perguntar, questionar o aluno para saber:
O que ele sabe - Até onde - O jeito que ele está aprendendo
Uma tarefa avaliativa bem elaborada:
- Favorece a expressão própria das idéias.- Diferentes estratégias de soluções
- Possibilita investigar hipóteses - Entender o raciocínio
-Planejar com clareza e finalidade
Cuidado na elaboração das tarefas
Não reproduzir frases de livros - Não Confundir a resposta do aluno
Evitar Interdependências de itens.
Revisão dos testes e tarefas
Importante – Analise conjunta dos testes e tarefas feitas pelos profs. De cada série, disciplinas, curso, antes de entregar aos alunos.

Dossiês – Portifólio – Relatórios

O Significado do registro para os professores

Toda experiência de registrar leva o prof:

- Observar-Interpretar - Julgar seus pensamentos e ações e por isso é um avanço
- Construir o processo lentamente refletindo a cada passo - Princípios atrelados a valores éticos, atrelados a nossa sensibilidade, ajudando o aluno a aprender a aprender.

Um comentário:

  1. valeu colega estou estudando p um concurso os resumos sao otimos

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