sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Questões Para os Professores testarem seus conhecimentos: Serve para OFAs e Efetivos, publicarei o gabarito

QUESTÕES SOBRE SIMULADO DE CONCURSO

01 – Conforme consta no Artigo 5º da Constituição Federal do Brasil, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito á vida, á liberdade, á igualdade, segurança e á propriedade, nos termos seguintes:
I – homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta lei
II – Ninguem será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se-não em virtude de Lei
III.- Todos pode fazer o que der vontade, porque a Lei lhe protege
IV – ninguem será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante
V – é livre a manifestão do pensamento, sendo vedado o anonimato,
VI – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou á imagem
Podemos afirmar que estão corretas

a) I, II, III e V
b) I, III, IV e VI
c) II, III, IV, V e VI
d) Todas estão corretas, exceto o item III
e) todas estão Corretas


02 – No artio 5º da Constituição Federal do Brasil em seu Título II e Capitlo I que trata dos direitos e deveres individuais e coletivo, temos:
I – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercicio dos cultos religiosos e garantia, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
II – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
III. ninguem será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosofica ou politica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recursar-se a cumprir preestação alternativa, fixada em Lei
IV – é livre a expressão da atividade intelectual, artistica, cientifica e de comunicação, independente de censura ou licença.
V- são inviolávéis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação.
VI – Todos cidadãos tem direito após julgados e condenados a Prisão Especial
Podemos afirmar que estão corretas os seguintes itens

a) I, II, III, IV e VI
b) I, II, III e VI
c) I, II, IV, V e VI
d) I, II, III, IV e V
e) Nenhuma estão correta


03 – Conforme o inciso XVI do artigo 5º da Constituição federal do Brasil é vedada a acmulação remunerada de cargos publicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (redação dada pela Emenda Constituicional nº 19/98
I - a de dois cargos de professor; (Incluida pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998
II - a de um cargo de professor com outro tecnico; (Incluida na Emenda Constitucional nº 19, de 1998
III - a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saude, com profissões regulamentas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998)
Podemos afirmar que:

a) I está

04 – De com o artigo 5º Cargo Público será:
I – os cargos, empregos e funções públicas são acessiveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei, conforme a Emenda Constitucional nº 19/98
II – a invetidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e titulos, de acrdo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, conforme a Emenda Constitucional 19/98.
III – O prazo da validade do concurso público será de até dois anos, pro rrogável uma vez, por igual período.
IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e titulos será convocado com prioridade sobre novos concursado para assumir cargo ou emprego, na carreira
V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivos, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínima previstos em lei, destinam-se apenas ás atribuições de direção, chefia e assessoramento; conforme redação dada pela Emenda Constitucional nº 19/98
Estão corretas apenas

a) I, II, III e V
b) II, III, IV e V
c) I, III, IV e V
d) n.d.a
e) todas estão corretas


05 – De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal do Brasil é correto afirmar que:
a) A educação é uma obrigação de todos, principalmente tendo como dever das familias em matricular seus filhos em escolas particulares
b) A educação, direito de todos e dever do Estado e da familia, será promivida e incentivada com a colaboração da sociedade
c) A educação, direito de todos e dever da familia e do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
d) A educação, direito de todos e dever do Distrito Federal e da familia, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade.
e) A educação, direito de todos e dever da União e da familia, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade

06 – O artigo 53 da Lei nº 8069/90 (ECA) ao garantir a criança e do adolescente o direito á educação, prevê assegurar a elas:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer ás instâncias escolares superiores;
III. direito de organização e participação em entidades estudantis
IV. acesso á escola pública e gratuita próxima de sua residência;
V. redução de jornada de trabalho, em até duas horas diárias, aos alunos maiores de 14 anos.
É correto o que se afirma APENAS em

a) I, II, III e IV
b) I, II, IV e V
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV


07 - A criança e o adolescente têm direito:

a) á liberdade
b) ao respeito
c) á dignidade
d) todas as alternativas estão corretas

08 – Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das crianças e dos adolescentes, a Lei nº 8069/90 (ECA), garante aos pais ou responsáveis dos alunos o direito de:
a) participar da elaboração do projeto político em reuniões pedagógicas dos professores e diretores.
b) Participar do processo de formação permanente dos professores para aprenderem a prepara um projeto pedagógico;
c) Escolha dos livros que serão adotados pela escola;
d) Ter informações sobre os resultados do processo pedagógico dos seus filhos.
e) Ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

09 – Quanto á organização curricular na Educação Básica, a LDB determina que:
a) o ensino de história e geografia constituirá a parte diversificada do currículo, com o objetivo de atender a realidade social e política da região da escola.
b) a escola de conteúdo para a população rural deverá seguir o currículo mínimo previsto na base nacional comum definida na lei.
c) o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório.
d) o ensino de língua estrangeira será componente opcional da escola.
e) a educação física, integrada á proposta pedagógica da escola, será ministrada por professor polivalente.

10 – Assinalem a afirmativa errada
De acordo com a LDB/96, ao professor compete:
a) colaborar com a atividade de articulação da escola, com as famílias e a comunidade
b) ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos na legislação de ensino
c) zelar pela aprendizagem dos alunos
d) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento escolar
e) elaborar a proposta pedagógica da escola

11 – (professor Santa Catarina, 1998) A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96, delega á escola e seus sujeitos a responsabilidade da elaboração de seu Projeto Pedagógico. No que se refere á participação na elaboração do político Pedagógico, construção coletiva, considerando os artigos 12, 13 e 14, é incorreta afirmar:
a) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino publico, na educação básica, de acordo com suas peculiaridades, incluindo a participação dos profissionais das comunidades escolar e local em conselhos escolares equivalente.
b) Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino publico, na educação básica, de acordo com os princípios estabelecidos nacionalmente, de modo a manter uma unidade curricular e a evitar o pluralismo de concepções pedagógicas.
c) Os docentes incumbirem-se-ao de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e de cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
d) O estabelecimento de ensino, respeitadas as normas comuns e as do sistema de ensino, terá a incumbência de informar os pais sobre a execução de sua proposta pedagógica.

12 – Em consonância ao disposto no artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, é obrigatório e gratuito

a) apenas o ensino especializado aos portadores de deficiência
b) O ensino pré-escolar
c) O ensino básico
d) O ensino de 1º grau
e) O ensino fundamental
13 - São impedidos de servir o mesmo Conselho:
a) marido e mulher, ascendentes e descendentes
b) genro e nora, tio e sobrinho, padrasto, madrasta e enteado
c) irmãos e cunhados durante o cunhadio
d) todas as alternativas estão corretas

14 – Segundo a LDB, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
a) elaborar e executar sua proposta pedagógica e administrar seu pessoal, seus recursos materiais e financeiros.
b) velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente, prevendo em seu Regimento regras para sua consecução.
c) oferecer, em horário alternado ao período letivo, a recuperação dos alunos de menor rendimento
d) criar processos de integração da sociedade com a escola, inclusive por meio de aulas não obrigatórias de ensino de religião e de outras atividades de formação cultural.
e) informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos do ensino fundamental, bem como sobre a execução, por parte deles, da proposta pedagógica da escola.

15 – De acordo com o artigo 4º do ECA é correto afimar que
a) É dever do Estado, da familia, da comunidade e da sociedade em geral
b) É dever da familia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar os direitos a saúde, alimentação, educação, ao esporte, ao lazer e cultura e profissionalização
c) É dever de todos, mas é uma obrigação exclusiva dos Munipios e da União
d) É um direito de todos, mas cada familia dever responsabilizar em matricular seus filhos em escolas privadas ou públicas.
e) É um direito Subjetivo de cada familia, mas os municipios e estados deve custiar a educação da sociedade como um todo

16 – De acordo com o art. 68 do ECA, entende-se por trabalho educativo, a atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando

a) são executadas através da oferta de bolsa-aprendizagem.
b) são traduzidas em habilidades e competências.
c) prevalecem sobre o aspecto produtivo
d) não implicam qualquer remuneração ao adolescente.
e) corresponde ás atividades de aprendiz


17 - O exercício da função de conselheiro constituirá serviço público relevante, estabelecerá idoneidade moral e assegurará:
a) promoção por merecimento
b) aposentadoria especial;
c) prisão especial em caso de crime comum,até o julgamento definitivo;
d) direito a advogado do estado em caso de crime comum.

18 - Assessorar o poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimentos dos direitos da crianças e do adolescente, é atribuição do:

a) Conselho Municipal
b) Conselho Fiscal
c) Conselho Social
d) Conselho Tutelar.


19 - As decisões do Conselho tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido:

a) de qualquer pessoa
b) de quem tenha interesse
c) dos curadores de ausentes
d) n.d.a


20 - São impedidos de servir o mesmo Conselho:

a) marido e mulher, ascendentes e descendentes
b) genro e nora, tio e sobrinho, padrasto, madrasta e enteado
c) irmãos e cunhados durante o cunhadio
d) todas as alternativas estão corretas


21 – A Constituição Federal dispõe que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino.
A propósito dessa disposição, colocam-se os seguintes itens:
I. os Municípios atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e no médio
II. os Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e médio
III. os Estados atuarão preferencialmente, no ensino fundamental, e no Distrito Federal, no ensino médio;
IV. os Estados e os Municípios atuarão, prioritariamente, na educação infantil;
V. Na organização dos sistemas de ensino, Estados e Municípios definirão normas de colaboração de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório.
Estão corretos apenas os itens.

A) I, II e IV
x B) II e V
C) II e III
D) II, IV e V
E) III e V


22 – Leia os itens para responder á questão.
I. “ A reprovação tem sido, historicamente, um instrumento de autoritarismo dos mestres, colocando os alunos como bode expiatório do sistema de ensino”
II. “Tem razão Ribeiro (1991) quando ao referir-se ao sistema educacional brasileiro, diz existir nele uma pedagogia da repetência”. (...) Esta pedagogia extrapola os muros escolares, estranhando-se na sociedade brasileira(...) constituindo mais que uma pedagogia, uma verdadeira cultura da repetência.”
Uma vez que o diretor deve ter capacidade para construir, na escola, a cultura do sucesso, contrapondo-se á cultura da repetência e do fracasso, ao procurar equacionar a problemática que os dois itens, conjuntamente, identificam, estará respeitando os princípios.

A) administrativos
B) constitucionais
C) Curriculares
D) Burocráticos
E) Pedagógicos

23 – O Estatuto da criança e do Adolescente – ECA, ao assegurar aos alunos do ensino fundamental, programas suplementares de material didatico-escolar, transporte, alimentação e saúde, busca
(A) ampliar a escolaridade obrigatória e gratuita, garantindo o acesso ao ensino médio para alunos egressos da rede estadual de ensino.
(B) Garantir, em troca desses benefícios, maior participação e envolvimento dos pais na escolaridade de seus filhos e nos assuntos escolares.
( C) Construir uma política educacional que beneficie de inicio o aluno e, depois, a formação docente, para assegurar o sucesso escolar.
(D) Garantir o acesso e a permanência na escola, dos alunos advindos das camadas populares que enfrentam condições mais adversas.
(E) Facilitar o trabalho das equipes escolares ao possibilitar que os alunos das classes trabalhadoras adquiram um perfil mais próximo do aluno de classe média.

24) A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para:

a) a perda do pátrio poder
b) a suspensão do pátrio poder
c) a perda ou suspensão do pátrio poder
d) a cassação do pátrio poder


25 – A pessoa até doze anos de idade incompletos é considerada:

a ) adolescente
b ) adulto
c ) criança
d ) pré-adolescente

26 – De acordo com a LDB, as normas de gestão democráticas do ensino publico na educação básica serão definidas pelo sistema de ensino, de acordo com as peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
(A) Elaboração da proposta pedagógica pela equipe de direção da escola e possibilidade de participação dos deferentes segmentos escolares no Conselho de Escola.
(B) Participação nos Conselhos escolares e construção da proposta pedagógica da escola pela direção, com apoio do professor coordenador.
(C ) Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
(D) Elaboração da proposta pedagógica pela escola e explicitação imediata para a comunidade escolar local.
(E) Participação dos profissionais da educação na construção do projeto pedagógico da escola em momentos específicos que envolvam representantes da comunidade escolar e local.

27 – No caso de aluno faltoso, o dirigente escolar comunicará o fato ao Conselho Tutelar (ECA, artigo 56) além de tomar medidas de recuperação de ausências. Ao final do ano letivo, tendo sido insuficiente as medidas tutelares e as de recuperação de ausências, o aluno
(A) Permanecerá classificado na mesma série.
(B) Passará á série seguinte, com o direito á recuperação de ausências no próximo ano letivo
(C) Será classificado na mesma série, com direito á reclassificação no inicio do próximo ano letivo
(D) Será classificado na série seguinte, após estudos de recuperação de ausências.
(E) Permanecerá classificado na mesma série, sem direito a estudos de recuperação de ausências.

28 – Pode-se afirmar que a LDB ora em vigor concede autonomia á escola
(A) para o tratamento de problemas educacionais de ordem pedagógica e administrativa e restringe sua autonomia financeira.
(B) Para o tratamento de problemas educacionais, inclusive daqueles que ultrapassam o âmbito exclusivamente pedagógico.
(C) para constituir um fundo destinado exclusivamente atender empreendimentos educacionais, que assim ficam a salvo de injunções estranhas á educação.
(D) para o tratamento dos problemas pedagógicos, organização e controle de APM e elaboração do seu regimento.
(E) para decisão quanto á sua organização didática e, ao mesmo tempo, restringe sua autonomia administrativa e de gestão financeira.

29 – A educação especial para atendimento escolar de educandos portadores de necessidades especiais deve ser realizado:
a) preferencialmente , na rede regular de ensino em classes especiais de serviços especializados;
b) preferencialmente, na rede regular de ensino em classes comuns com apoio de serviços especializados;
c) preferencialmente em escolas especializadas que contém com profissionais específicos para o devido atendimento;
d) preferencialmente em salas de recursos para deficientes mentais e classes especiais para deficientes visuais e auditivos;
e) preferencialmente em salas de recursos e classes especiais com apoio de serviços, especializados.

30 – Para efeito dom Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069, considera-se:
a) criança a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze e vinte e um anos de idade incompletos.
b) criança a pessoa até quatorze anos de idade incompletos e adolescentes entre quatorze e vinte e um ano incompletos
c) criança a pessoa até dez anos de idade, pré-adolescente aquela entre dez anos de idade completos e adolescentes aquela entre treze e dezoito anos de idade incompletos;
d) criança a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade incompletos;
e) criança a pessoa de zero a nove anos incompletos, pré-adolescente aquela de nove anos e dezesseis incompletos e adolescente aquela de dezesseis anos de idade até dezoito anos de idade incompletos.

31 – São obrigações dos pais ou responsáveis, segundo o Estatuto da criança e do Adolescente:
a) matricular o filho na escola, orientá-lo nos estudos em que apresenta dificuldade e acompanhar sua freqüência;
b) orientar seu filho para este matricular-se á escola, acompanhar seus estudos e sua freqüência;
c) acompanhar os estudos do filho, ajudando-o nos deveres de casa e participar das reuniões de pais;
d) auxiliar o filho na execução das lições e levá-lo á escola diariamente;
e) matricular o filho na escola, acompanhar sua freqüência e acompanhar seu aproveitamento escolar.

32 – Dentre outras, o dirigente do estabelecimento de ensino segundo o Estatuto da criança e adolescente tem obrigação de:
a) comunicar ao Conselho Tutelar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos á criança ou adolescente,
b) divulgar atos inflacionais, policiais e judiciais referente á criança,
c) Não tomar nenhuma medida quanto a ato infracional cometido na escola por aluno menor de dezoito anos;
d) comunicar o conselho Tutelar quando o aluno faltar no dia de realização de provas.
e) comunicar á Diretoria de Ensino quando o aluno menor de dezoito anos de idade contestar critérios avaliatorios.

33 - O Estatuto da Criança e do Adolescente:
a) prevê que lhes seja facultado o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, mas com proteção integral do poder publico apenas no âmbito social.
b) garante-lhes o direito á saúde e educação como responsabilidade do poder publico e estabelece que os demais direitos a que se refere são de responsabilidade da família.
c) estabelece determinados direitos para as crianças e outros para os adolescentes, devido a diferença de idade.
d) assegurar-lhes, quanto á educação, o direito ao acesso e á permanência na escola e o respeito dos educadores á sua pessoa, porém não ás suas crenças e idéias, devido á sua idade.
e) dispõe sobre direitos que lhes são assegurados e institui o conselho tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento desses direitos.

34 - A formação técnico-profissional, ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, considera-se:

a) aprendizagem
b) formação
c) trabalho
d) ensino básico

35 - Assinale a alternativa incorreta
a) É dever do Estado assegurar á criança a ao adolescente progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio
b) O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito publico subjetivo
c) O oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público ou sua oferta regular importa responsabilidade da autoridade competente
d) Compete ao Poder Público recencear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência á escola.

36 - Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os Casos de:

a) maus tratos, envolvendo seus alunos
b) reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar
c) elevados níveis de repetência
d) todas as alternativas estão corretas


37 – Uma das principais características da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em relação á organização escolar, é a seu caráter:

a) flexível
b) diretivo
c) seletivo
d) libertário
e) conservador

38- A Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional considera como de manutenção e desenvolvimento do ensino, as despesas realizadas com vistas á consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam, dentre outras:
a) á aquisição de material didático-escolar, á manutenção de programas de transporte escolar e á formação de quadros especiais para a administração pública.
b) a obras de infra-estrutura realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar e os programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontologica, farmacêutica e psicológica.
c) á recuperação e ao aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação e á concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas publicas e privadas.
d) á remuneração do pessoal decente e demais trabalhadores da educação, mesmo quando em desvio de função, desde que esteja atuando em atividades de suporte pedagógico nas escolas.
e) á aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamento necessários ao ensino, como subvenção a instituições publicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural.

39- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao dispor sobre regras comuns de organização da educação básica, dispõe que, na verificação do rendimento escolar, a avaliação deve ser:

a) semestral e objetiva
b) formativa e somativa
c) continua e cumulativa
d) classificatória e cognitiva
e) diagnostica e transformadora

40 –
I. “..é o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente...”
II. “...considerando o bem estar da criança e do adolescente, podem, ainda, impor aos pais ou responsável obrigações de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar...”
Os itens I e II identificam o:
a) juizado de Pequenas Causas, previsto no Código Civil.
b) Tribunal regional do trabalho, previsto na Constituição Estadual.
c) Conselho Nacional de Educação, previsto na Constituição Federal.
d) Conselho Tutelar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
e) Conselho Municipal de Educação, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

41- A comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes, denomina-se:

a) família substituta
b) família natural
c) família comum
d) n.d.a


42- Em Dezembro de 1996, depois de longa e difícil tramitação no Congresso Nacional foi finalmente sancionada a LDB (Lei Federal 9394/96). De acordo com esse diploma legal a educação básica – formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Especificamente em relação ao ensino fundamental, a LBD destaca que a formação do cidadão se dará mediante:
I) o desenvolvimento da capacidade de memorizar informações como meio para o domínio para menos parcial da leitura da escrita e do cálculo.
II) a compreensão do ambiente natural e social do sistema político, da tecnologia, das artes dos valores que presidem a vida em sociedade.
III) a compreensão de que o processo de aprendizagem pressupõe ao lado da aquisição do saber e de habilidades a formação de atitudes e valores
IV) o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
V) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a função primordial e exclusiva da educação escolar que é a aquisição de conhecimento.
Estão certos apenas os itens:

a) I; II e V
b) I; III e IV
c) I; IV e V
d) II; III e IV
e) II; III e V

43– A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na seção reservada á educação de jovens e adultos, dispõe que os conhecimentos e habilidades adquiridos por meios informais:

a) deverão ser avaliados pelas escolas técnicas.
b) serão aferidos e reconhecidos mediantes exames.
c)Poderão ser avaliados através da educação á distância.
d) deverão possibilitar a certificação profissional de nível técnico.
e) serão aferidos e reconhecidos mediantes exames.


44 – Considere os seguintes itens.
I. “... assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior...”
II. “...oferecer a educação infantil em creches e pré-escola, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência...”
III. “...assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio...”
Os itens I, II e III identificam, respectivamente, de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional responsabilidades:

a) da União, dos Estados e dos Municípios.
b) dos estados, dos Municípios e da União.
c) dos Municípios, das Estadas e da União.
d) dos Estados, da União e dos Municípios.
e) da União, dos Municípios e dos Estados



45– A Educação, dever da família e do estado, inspirada nos principios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
a) estrita vinculação entre a educação e a qualificação profissional.
b) ensinar ao aluno contéudos em quantidade, para exercitar a função mnemônica.
c) ajustar o educando ás normas e regras sociais.
d) Pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercicio da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

46– O Ensino Fundamental é garantido pela Constituição Federal como:

a) acesso ao ensino obrigatorio e gratuito dos 7 aos 14 anos
b) oferta gratuita para todos que a ela não tiveram acesso na idade pr´pria
c) direito público subjetivo
d) B e C estão corretas
e) todas as alternativas estão corretas


47 – É direito dos pais, quanto a educação dos seus filhos

a) ter ciências do processo pedagógico
b) participar da definição das propostas educacionais.
c) efetuar a matriculas obrigatória, aos seis anos de idade, na educação infantil.
d) permanecer na escola junto com seus filhos que apresentam algum tipo de deficiência.
e) somente as alternativas A e B estão corretas
48 – De acordo com o artigo da Lei Federal nº 9394/96, os docentes incumbir-se-ão, prioritariamente, de:
I. Participar da elaboração da proposta pedagogica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino
III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
V. Ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos ao planejamento, á avaliação e ao desenvolvimento profissional.
VI. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as familias e a comunidade.

a) Apenas o item I está correto
b) III e IV
c) IV e V
d) V e VI
e) todas as alternativas acima

49 – De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica é composta de:

a) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
b) educação infantil e ensino médio.
c) ensino fundamental e médio
d) ensino fundamental, ensino médio e ensino superior


50 – Nos termos do art º 37 da LDB. A educação de jovens e adultos será destinada áqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no esnino fundamental e m´dio na idade própria.
I. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, compreenderão a base nacional comum do curriculo, garantindo o direito a prosseguimento de estudos em caráter regular
II. A idade de conclusão dos cursos e exames no ensino fundamental é de no mínimo 15 anos.
III. A idade de conclusão dos cursos e exames no ensino médio é de no mínimo 18 anos.
IV. poderão prestar os exames supletivos do ensino fundamental, os maiores de 18 anos e no ensino médio os maiores de 21 anos.
São verdadeiros:

a) I, II e III
b) I II, III e IV
c) II, III e V
d) III, IV e V
e) I, IV e V


51 – Nos termos da nova LDB, o dever do estado com a educação escolar publica será efetivada mediante a garantia de:
I. Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
II. Ensino de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, obrigatório e gratuito.
III. Atendimento educacional especializado gratuito aos educando com necessidades especiais, preferencialmente na rede regularn de ensino.
IV. Oferta de ensino noturno regular, adequado ás condições do educando.
V. Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com caracteristicas e modalçidades adequadas ás suas necessidades e disponibilidades.
São verdadeiras as alternativas:

a) I e IV
b) I e II
c) I, III e IV
d) Somente a IV
e) I, III, IV e V


52 – Conforme previsto no Inciso II do artigo 24 da Lei 9394/96 anaalise as seguintes afirmativas sobre procedimentos a serem adotados no instituto da classificação.
I. A classificação se realizará em qualquer série ou etapa, exceto na primeira do ensino fundamental.
II. Os procedimentos da classificação não devem estar necessariamente descritos e adequados á proposta pedagógica da escola e regimento escolar.
III. A classsificação se dá por promoção, para alunos da própria escola, com aproveitamento da série ou etapa anterior, por transferencia, para candidato de outras escolas, mediante avaliação feita pela escola, independente de escolarização anterior.
Diante das proposições citadas acima podemos afirmar que:

a) todas as altermativas estão corretas.
b) somente as alternativas I e III são corretas.
c) somente as alternativas I e II são corretas
d) n.d.a


53 – Segundo a Constituição da República federativa do Brasil, no artigo 205 “ A educação é direito de todos”.
Assinale abaixo como a educação deve ser entendida na sua forma ampla.

a) educação como um conjunto de cerimônias que se usam em casa.
b) educação como alfabetização.
c) educação como qualificação para o trabalho.
d) educação como desenvolvimento, preparo para cidadania e qualificação para o trabalho
.

54 – A Lei 8.079 é o Estatuto da Criança e do Adolescente. Está Lei:

a) dispõe sobre a utilização do solo pátrio
b) garante o piso salarial do professor.
c) obriga o uso de agrotóxicos para lavoura
d) dispõe sobre a proteção integral á criança e ao adolescente
e) dispõe sobre a proteção integral a criança

55 – Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de:

a) discriminação, violência ou crueldade
b) negligência, exploração ou violência
c) exploração,crueldade, violência e opressão
d) negligência,discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão

e) Todas corretas

56 – O Diretor de uma escola constata que, apesar de garantido o desenvolvimento das atividades de compensação de ausencias a partir do segundo bimestre, vários alunos do ensino fundamental, de 11 a 15 anos, não atiingiram frenquencia mínima determinada pela legislação vigente. Faz uma reunião com os pais desses alunos e providencia a realização de novas atividades de compensação no contraturno de aula do aluno, mas verifica que a frequencia continua baixa, configurando-se caso de abandono, imediatamente, o Diretor
(A) considera que os pais são os responsáveis pela situação desses alunos.
(B) aguarda o comparecimento desses alunos para que justifiquem suas faltas.
(C) encaminha ao Conselho Tutelar a relação dos alunos faltosos.
(D) considera que já tomou as providências peedagógicas e legais cabiveis.
(E) exime-se de outras iniciativas em razão do insignificante número de alunos faltosos.

57 - A colocação em família substituta far-se-á mediante:

a)guarda, tutela ou adoção
b)guarda e adoção
c) tutela, e guarda
d)adoção e tutela ou curatela

58 - Obriga á prestação de assistência material, moral e educacional á criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais:

a) denomina-se adoção
b) denomina-se tutela
c) denomina-se guarda
d) denomina-se curatela


59 – Uma Diretora solicita a você orientações sobre matricula no ensino fundamental, de um adolescente de 13 anos, sem escolaridade anterior. De imediato, você recomenda a leitura dos artigos 23 e 24 da LDB, mas antecipa, resumidamente, que ela deve
(A) efetivar a matricula inicial na 1ª série, já que o adolescente nunca frequentou regularmente uma escola.
(B) comunicar ao responsável que o pedido de matricula foi indeferido com base na idade do aolescente.
(C ) encaminhar o adolescente para um curso supletivo, oferecido em escola pública.
(D) convocar o Conselho de Escola para deliberar sobre o “caso”, assunto já previsto no seu Projeto Politico Pedagógico.
(E) Efetivar a matricula após a avaliação do desenvolvimento e experiencia do adolescente, na série mais adequada ao seu desenvolvimento e idade cronológica.

60 – O Conselho Tutelar, criado no âmbito dos Municipios, é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de
(A) promover o desenvolvimento físico e emocional da criança e adoescente.
(B) julgar os casos de discriminação e maus tratos á criança e adolescente.
(C) zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente
(D) decidir sobre a guarda e adoção de criança abandonadas.
(E) dar prioridade ao atendimento ás crianças de zero a seis anos

61- É proibido qualquer trabalho á menores de:
a) doze anos de idade,ainda que na condição de aprendiz
b) quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz
c) dezesseis anos de idade, ainda que na condição de aprendiz
d) dezoito anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

62 – A pessoa até doze anos de idade incompletos é considerada:

a ) adolescente
b ) adulto
c ) criança
d ) pré-adolescente

63 - O órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, denomina-se:

a) Conselho Municipal
b) Conselho Fiscal
c) Conselho Social
d) Conselho Tutelar


64 - Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de:
a) cinco membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandato de três anos, permitida uma recondução;
b) oito membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandatos de dois anos, permitida a reeleição;
c) três membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandatos de três anos, não permitida a reeleição;
d) cinco membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandato de cinco anos, permitida duas reeleições.

65 - Em cada Município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de:
a) cinco membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandato de três anos, permitida uma recondução;
b) oito membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandatos de dois anos, permitida a reeleição;
c) três membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandatos de três anos, não permitida a reeleição;
d) cinco membros, eleitos pelos cidadãos locais para mandato de cinco anos, permitida duas reeleições.

66 - Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

a) reconhecida idoneidade moral
b) idade superior a vinte e um anos;
c) residir no município
d) todas as alternativas estão corretas.

67 - Sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto a eventual remuneração de seus membros, disporá:

a) Lei Estadual
b) Lei Municipal
c) Lei Fedral
d) n.d.a


68 – Uma mãe procurou on Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche Pública para matricular sua filha de três anos de idade, Baseada na LDB ( Lei nº 9394/96)
Esta mãe
(A) não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que o Poder Municipal assuma o dever de oferecer prioritariamente a Educação infantil, como direito, a criança de 4 a 6 anos, deixando as creches, aos cuidados de entidades comunitarias e assistenciais.
(B) não conseguiu a vaga, porque a LDB preconiza que os Municipios incentivem a iniciativa privada a cuidar das creches e pré-escolas, fiscalizando e orientando seu funcionamento, para que possam garantir a universalização do Ensino fundamental.
(C ) conseguiu a vaga, porque a LBD estabelece a educação infantil como 1ª etapa da Educação Básica a ser oferecida prioritariamente nas regiões metropolitanas, onde as mães trabalham fora, nunca alta porcentagem, para garantir o desenvolvimento educacional e a saúde.
(D) Conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a Educação Infantil como 1ª etapa da Educação Básica, a ser oferecida gratuitamente como direito do cidadão e dever do estado, a criança de o a 3 anos em creches e a criança de 4 a 6 anos em pré-escolas, visando ao seu desenvolvimento integral.
(E) Conseguiu a vaga, porque a LDB estabelece a obrigatoriedade da Educação Infantil, como 1ª etapa da Educação Básica, ficando os Estados responsáveis por assegurar a gratuidade das pré-escolas e creches.

69 - Compete aos Estados e Municípios, em regime de colaboração, e com a Assistência da União:

a)-recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que não tiveram acesso
b) fazer-lhes a chamada publica
c) zelar, junto aos pais e responsáveis, pela freqüência escolar
d) todas as alternativas estão corretas


70 - A Educação Básica é formada pela:

a) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
b) educação infantil e médio
c) ensino fundamental e superior
d) educação infantil e superior


71 - O ensino fundamental terá duração mínima de:

a) 4 anos
b) 5 anos
c) 8 anos
d) 3 anos


72- O ensino médio terá duração mínima de:

a) 4 anos
b) 5 anos
c) 8 anos
d) 3 anos


73 - Assinale a alternativa incorreta:
a) os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meio informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames
b) os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, terão validade nacional, mesmo que não registrados
c) a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização
d) nas instituições públicas de educação superior o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas de aulas

74 – Um grupo de religioso apresentou uma reclamação contra uma escola municipal, alegando que as aulas de wnsino religioso haviam sido colocadas fora do periodo escolar, no sábado pela manhã. Inicialmente, procuram o Conselho da Escola que manteve esta organização, alegando a autonomia da escola na realização do seu projeto pedagógico
(A) Organizada pelo Conselho de cada escola
(B) realizadas fora do horário regular de aula, nos finais de semana
(C ) acrescidas apenas no último ano do ensino fundamental
(D) constituir disciplinas dos horários normais da escola..
(E) incorporas nas 800 horas anuais, de forma interligada aos temas transversais dos PCNs.

75 – De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal, as três finalidades da Educação são: o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercicio da cidadania e sua:

a) liberdade de aprender, ensinar e pesquisar
b) formação intelectual, fisica e religiosa.
c) qualificação para o trabalho.
d) garantia ao direito a padrões de qualidade.
e) promoção fisica e intelectual
.


76 – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tem por objetivo
a) regular tanto a educação escolar como a educação não intencional que ocorre fora da escola.
b) sistematizar os processos formativos das pessoas, existentes no ambiente familiar e no trabalho
c) organizar a educação informal e a educação que se verifica nos agrupamentos humanos em especial nas entidades de classe
d) estruturar os relacionamentos humanos na sociedade, dos quais decorre a educação.
e) disciplinar a educação escolar que se verifica predominantemente através do ensino em instituição próprias.

77 – Conforme dispõe o art. 5º parágrafo 1º, inciso III da LDB, zelar pela frequencia do aluno do ensino fundamental á escola é um dever:
a) do poder Público, junto aos pais ou responsáveis
b) exclusivo dos pais ou responsáveis.
c) dos pais ou responsáveis e das associações comerciais.
d) dos pais ou responsáveis e de entidades particulares
e) dos pais ou responsáveis e dos órgãos auxiliares da escola.

78 – A oferta da educação infantil em creches e pré-escolas, de acordo com art. 11 da LDB, é incumbência dos:
a) Municipios, dos Estados e Distrito Federal e da União
b) Estados e Distrito Federal e da União apenas
c) Municipios, dos Estados e Distrito Federal apenas
d) Municipios apenas.
e) Estados e Distritos Federal apenas

79 – A gratuidade do ensino fundamental em estabelecimento oficiais de ensino é garantido constitucionalmente a alunos de:

a) até 14 anos
b) qualquer idade
c) até 16 anos
d) até 18 anos
e) até 21 anos.


80 – Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos e promover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento, nos termos do art.12 da LDB, são atribuições:

a) dos docentes
b) dos municipios
c) da comunidade
d) dos estabelecimentos de ensino
e) das instituições auxiliares da escola

81 – Da receita decorrente de impostos, compreenda a resultante de transferência, os Estados, o Distrito Federal e os Municipios aplicarão anualmente na manutenção e desenvolvimento do ensino, nos termos do artigo 212 da Constituição Federal, no minimo:

a) 30%
b) 25%
c) 20%
d) 18%
e)15%

82 – Nos termos dos artigos 70 e 71 da LDB serão consideradas, como de manutenção e desenvolvimento do enino, as despesas com:
a) manutenção de programas de transporte escoar.
b) formação de quadros especiais para a dministração pública.
c) subvenção a instituições ou privadas de car´ter cultural
d) programas suplementares de alimentação e assistência médico-odontológica.
e) obras de infra-estrutura realizadas para beneficiar a rede escolar.

83 – Pela leitura dos artigos 205 a 210 da Constituição Federal, pode-se afirmar que:
a) a educação é um direito de todos e um dever apenas dos sistemas de ensino e do governo.
b) o ensino terá por base, entre outros principios, o da garantia de padrão de qualidade.
c) o dever do Estado de atendimento em creche e pré-escolas diz respeito apenas a crianças de 0 a 5 anos de idade.
d) a atuação da iniciativa no ensino é independente, não se condiciona em á atuação do poder público.
e) o ensino religioso, de matricula facultativa será ministrado no ensino fundamental fora do horário normal de aulas.

84 – Dispõe o art. 26, paragrafo 5º da LDB que será incluido o ensino de pelo menos uma lingua estrangeira moderna na parte Diversificada do curriculo das escolas

a) obrigatoriamente a partir da 7ª série
b) facultativamente a partir da 7ª série
c) obrigatoriamente a partir da 5ª sésie
d) facultativamente a partir da 6ª série
e) obrigatoriamente a partir da 4ª série


85 – o ensino a distância, no âmbito do Ensino Fundamental, acordo com o artigo 32, paragrafo 4º da LDB,

a) não é utilizado
b) constitui-se numa prática rotineira e desejável.
c) é utilizado a partir da 5ª série
d) pode ser utilizado da 7ª série
e) só é utilizado como complemento da aprendizagem

86- Além de constituir uma exigência formal, contida inclusive na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o projeto pedagógico revela-se uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva, o projeto pedagógico caracteriza-se essencialmente como:
a) um documento que se reflete no curriculo da escola, construido e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
b) um plano didático-pedagógico, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como instrumento regular das atividades.
c) um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade educativa
d) um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade escolar.
e) um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construido diretamente por esses agentes.

87 – O art. 37 da Lei Diretrizes e Baeses da Educação Nacional refere-se á Educação de Jovens e Adultos, destinada áqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere o artigo:
a) serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos
b) serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos;
c) terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;
d) serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos.

88 – A Lei Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 de 20/12/1996, estabelece como dever do Estado uma educação pública e gratuita garantida:
a) em toda a faixa escolar, que no Braasil vai dos 6 anos aos 14 anos pára todos os cidadãos, envolvendo toda a Educação Básica.
b) em todo o Ensino Fundamental, mesmo para aquelas que a ele não tiveram acesso na idade adquada.
c) nas creches e pré-escolas, de 0 a 6 anos, e somente até o final da 4ª série do Ensino Fundamental.
d) nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental, com a progressiva extensão da gratuidade até o terceiro ciclo do Ensino Fundamental.
e) em toda a Educação Infantil e Fundamental, não contemplando o Ensino Fundamental de Jovens e Adultos no noturno regular.

89 – Segundo a Lei nº 9394/96 da LDB, no artigo 27, os conteúdos curriculares da Educação Basíca observarão os seguintes prícipios:
I. A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, respeito ao bem comum e á ordem democrática.
II. Consideração das condições de escolaridade dos alunos cada estabelecimento.
III. Orientação para a vida.
IV. Promoção ao desporto educacional e apoio ás práticas desportivas não formais.
Estão corretos:

a) os itens I, II e IV
b) apenas os itens III e IV
c) apenas os itens I e II
d) apenas os itens I e III


90 – A Lei de Diretrizes e Baeses da Educação Nacional em seu artigo 4º, estabelece diretrizes segundo as quais deverá ser efetivado o compromisso do Estado com educação escolar pública. A alternativa que apresenta uma dessas ditrizes é:
a) atendimento educacional gratuito aos educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente em escola exclusiva para essa finalidade.
b) ensino fundamental e ensino médio obrigatório e gratuito, nas faixas etárias 6 a 14 anos e de 15 a 18 anos, respectivamente.
c) atendimento gratuito em creches e pré-escolas ás crianças de 3 a 6 anos de idade.
d) ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Questões sobre Pareceres
91 – Foi idenficada numa comunidade, a existência de 112 jovens e adultos maiores de 18 anos de idade, com escolaridade inferior ao Ciclo II do Ensino Fundamental. A escola estadual local, úncia na área, não priorizou este atendimento, alegando que há pressão da demanda escolar para a continuidade de estudos de seus alunos em n´vel médio. A escola pública mais perto dista mais de 2 km.
Supervisora de Ensino da escola sugere prioização do atendimento aos jovens e adultos no ensino fundamental nesta escola, porque:
I. a Constituição Federal gaante o Ensino Fundamental a todos os Brasileiros, independente da idade considerada.
II. os dados estatisticos sobre o analfabetismo e a baixa escolaridade traduzem e justificam baixo desenvolvimento nacional.
III. a política educacional tem priorizado o Ensino Fundamental aos jovens e adultos, em detrimento aos de menor idade.
IV a não-oferta do ensino obrigatório, ou sua oferta irregular importa em responsábilidade da autoridade competente, no caso, também da Supervisora de Ensino.
V. é muito dificil para os jovens e adultos conseguirem emprego, sem estarem matriculados numa escola fundamental.
VI. o acesso ao Ensino Fundamental é direito público subjetivo, e como tal, não pode ser negado.
De acordo com a legislação, estão corretas Apenas as afirmativas
A) II, V e VI
B) II, VI e VI
C) II, III e IV
D) I, III e V
E) I, IV e VI


92...
I. Princípios éticos da autonomia, da responsábilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
II. Principios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do execicio da criticidade e do respeito á ordem democrática
III. Principios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da diversidade de manifestações artisticas e culturais.
O conjunto de enunciados acima deverão se constituir em diretrizes curriculares nacionais para

(A) a educação profissional
(B) o ensino fundamental
(C ) a educação infantil.
(D) o ensino médio
(E) as escolas comunitarias e filantrópicas

93 – A introdução de projetos na escola, de acordo com as Diretrizes curriculares Nacionais do Ensino Fundamental poderão ser:
a) implantadas, principalemente, como atividade extra-classe em horário diverso das aulas ou aos sábados.
b) implementados os que se relacionem com leitura, escrita, calculo e ambiente natural e social, ou seja, na Base Nacional Comum freferencialmente.
c) Através de pessoas da comunidade com protagonismo dos professore e alunos, fora da grade curricular
d) Realizadas pela esscola, somente os autorizados por resolução da Secretaria da Educação, desde que constem das propostas pedagógicas das escolas.
e) Utilizados na parte Diversificada das suas propostas currriculares para enriquecer e complementar a Base Nacional Comum.

94 – A professora Maria, da 2ª série do ensino fundamental ao tomar conhecimento das disposições referentes á Avaliação constantes da LDB resolveu transformar sua prática avaliativa tradicional em um processo diagnóstico e continuo.Para isso, acompanha as atividades que os alunos realizam, contabilizando seus erros e acertos. Estas atividades são diárias e a professora atribui nota a cada uma delas. No final do bimestre, estabelece pela média dessas notas a apreciação sobre o desempenho dos alunos. Com essa prática, a avaliação:
(A) ajuda o aluno a aprender e aprimorar suas competências.
(B) transforma-se num recurso de incentivo á postura cooperativa, entre os elementos da ação educativa.
(C ) contribui com a função básica da escola que é promover o acesso ao conhecimento.
(D) é vista como acompanhamento da aprendizagem, pois é continua. Seu caráter é investigativo e processual.
(E) serve apenas para julgar e classificar os alunos.

95 – Considerando a LDB, a respeito da Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que reúne APENAS as afirmações corretas.
I. Jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos ou á continuidade deles em idade própria, perdem o direito á educação básica.
II. Os cursos e exames supletivos, nos termos da lei, asseguram oportunidades educacionais apropriadas e habilitam ao prosseguimento de estudos, em caratér regular.
III. A ausência de escolarização justifica classificar analfabetos ou iletrados como incultos e “desqualificados” profissionalmente, na sociedade tecnólogica e do conhecimento.
IV. A educação de jovens e adultos permite confirmar competências por eles adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida.
V. Os maiores de 19 anos de Idade deverão ter atendimento, preferencialmente, em telessalas.
VI. Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento (FUDEF) não podem ser aplicados nos cursos de alfabetização de Jovens e Adultos, á Distância.

A) III e V
B) II e IV
C ) IV e VI
D) I, V e VI
E) I, II e III


96 – De acordo com as Diiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a alternativa Incorreta
a) São principios norteadores das ações pedagógicas: os Éticos: da Autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito bem comum; os Políticos: dos direitos e deveres da cidadania e os Estéticos: da sensibilidade, criatividade e diversidade.
b) As propostas pedagógicas das escolas devem refletir o projeto de sociedade local, regional e nacional, definido por cada quipe docente em colaboração com os usuários e órgãos coletivos da escola.
c) As escolas devem realizar planejamento participativo, com propósito coletivo, que faranta ações crítico-transformadoras do sistema educacional.
d) As escolas devem reconhecer que as aprendizagens são constituidas na interação entre processos de conhecimento, linguagem e efeito.
e) A Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular e estabelecer relação com a vida cidadã e com áreas do conhecimento.

97 – A Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental fazem referência á relação entre educação fundamental e a vida cidadã através da articulação entre seus vários aspectos. É FALSO AFIRMAR:
a) á Base Nacional Comum obrigatória, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica nacional.
b) á Parte Diversificada do Curriculo, que pretende atentar ás diversidades regionais brasileiras
c) á temas considerados transvesais, por serem de abrangência nacional, urgência social e por sua possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
d) aos conteúdos mínimos obrigatórios da história, da Geografia, da Lingua Portuguesa, da Matemática e das ciências.
e) ao ensino da educação artistisca e da educação física,inclusão no curriculo não é obrigatória.

98 – A estruturação do ensino em ciclos em progressão continuada promove o desenvolvimento do aluno para que adquira os dominios básicos dos conhecimentos culturais, em ritmos próprios, com valorização das conquistas de cada um. A progressão continuada prevê, respectivamente, como estratégias pedagógicas e como aspectos organizacionais:
(A) socialização de conhecimentos pelos alunos e adoção de critérios de montagem de turmas por desempenho.
(B) exposição sistemática dos conteúdos escolares para toda a turma e reclassificação meritória.
(C ) monitoria de grupos pelos alunos e horário reduzido de aulas para turnos diurno e noturno.
(D) trabalho com pequenos grupos com temáticas diferenciadas pelo grau de conhecimento e controle de frequência.
(E) trabalho com pequenos grupos e reoganização nos horários e nos tempos escolares.

99 – A educação de jovens e adultos(EJA) é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidade e funções especificas. Dentre estas funções estão a reparadora, a qualificadora, que estão resumidamente definidas numa das alternativas abaixo. Assinale-a
REPARADORA EQUALIZADORA QUALIFICADORA
A Resgate de oportunidades perdidas Formação do trabalhador Aceleração de estudos

B Sincronia da distorção idade-anos escolar Inserção no mercado de trabalho Promoção humana
C Obtenção de direitos civis Incorporação de códigos formadores Universalização do conhecimento
D Reconstituição da auto-estima Reconhecimento das próprias potencialidade Aprimoramento pessoal
E Restauração do negado direito á educação Iguldade de oportunidades Educação permanente

100 – Reflita sobre as afirmações que seguem quanto ao EJA
I. servem como referência obrigatória para os processos formativos extra-escolares na sociedade civil.
II. a idade mínima para a inscrição em exames supletivos do ensino médio é de 18 anos completos, exceto para os menores emancipados.
III. garantia aos seus alunos da mesma identidade formativa assegurada aos demais alunos das outras modalidades.
IV. a definição da estrutura e da duração dos cursos EJA são da competência exclusiva da união.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, contemplam ou referem-se apenas ao contido em:

a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e IV


101 – (Jundiaí 2007) Para garantir o objetivo do ensino fundamental – a formação básica dos cidadãos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações/ atualizações definem que os estabelecimento de ensino:
a) devem adotar a progressão regular por série, mediante avaliações periodicas, que atestem a competência do aluno para a série subsequente
b) podem adotar o regime de progressão continuada, sem prejuizo da avaliação do processo ensino-aprendizagem.
c) devem adotar o regime de progressão continuada, para romper com a cultura de repetência que se instalou com a Lei 5692/71
d) podem utilizar a progressão regular por série, quando adotarem avaliações diárias do processo ensino-aprendizagem.
e) devem instituir a progressão continuada e avalçiar bimestralmente as crianças, com o fim de verificar a apreensão do conteúdo programático.

102 – O Parece 22/98 refere a:

a) Educação Básica
b) Ensino de jovem e adultos
c) Ensino fundamental
d) Ensino médio
e) Ensino infantil


103 – A educação basica é composta por três modalidades, sendo:

a) ensino de jovens e adultos
b) EJA, ensino fundamental e ensino médio
c) ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio
d) supletivo e ensino básico
e) Todas estão corretas


104 – O Parecer que trata o ensino Fundamental é:

a) O Parecer 11/00
b) O Parecer 15/98
c) O Parecer 4/98
d) O Parecer 16/99
e) O Parecer 17/01

105 – O Parecer nº 15/98 refere á:

a) ensino médio
b) ensino fundamental é médio
c) ensino médio e supletico para que está fora da escola
d) ensino infantil
e) ensino fundamental

106 – O Parecer 04/98 e Resolução 02/98 refere a:

a) ao ensino basico
b) ao EJA
c) ao Supletivo
d) ao ensino fundamental abrange ao EJA médio
e) o ensino fundamental que abrange de 1ª a 8ª série


107 – O ensino infantil abrange:

a) 0 a 5 anos
b) 0 a 6 anos
c) 0 a 3 anos
d) 0 a 4 anos
e) todas estão certas


108 – Qual é a idade considerada criança de creche;

a) 0 a 4 anos
b) 0 a 6 anos
c) 0 a 3 anos
d) 0 a 5 anos
e) 4 a 6 anos


109 – A criança de 4 a 6 anos é considerada

a) criança de creche
b) criança de ensino fundamental
c) criança de ensino infantil da pré-escola
d) criança de ensino infantil da creche
e) todas estão corretas




Parte 2 – Sobre Avaliação

110 – A práxis, enquanto atividade específica do ser humano é a articulação entre reflexão e ação; é a ação informada pela reflexão ( conhecimento, fins, estratégia) e a realização desafiada pela ação com todo o seu enraizamento histórico-social.
Assinale a (s) alternativas(s) incorreta
a) no processo do conhecimento práxis é a atividade do aluno para ser sujeito de seu próprio conecimento;
b) práxis é agir para conhecer, portanto necessita de metodologia participativa em sala de aula;
c) a práxis envolve ação de memorização e reprodução dos comportamentos sociais;
d) a práxis envolve a transformação da realidade.

111 – Para a avaliação ser transformadora deve estar comprometida com a aprendizagem da totalidade dos alunos.
a) os alunos são diferentes, portanto não é possivel se comprometer com a aprendizagem de todos;
b) para mudar é preciso que o professor atribua á avaliação intencionalidade transformadora;
c) a intencionalidade põe o sujeito em movimento numa certa direção;
d) apenas a alternativa a está incorreta.

112 – A centralidade, o núcleo da intencionalidade da avaliação está:
a) no conteúdo, na forma, na intencionalidade e nas relações com as condições de vida do aluno;
b) na intencionalidade que a avaliação atribui á prática educativa;
c) na exigencia quantitativa e qualitativa da avaliação ;
d) nas relações com a metodologia de trabalho em sala de aula.

113 – “Todo o ser humano é capaz de aprender! Se não está aprendendo, tem de ser ajudado e não rotulado ou excluido!” (Celso Vasconcelos).
a) avaliar envolve julgamento, mas da produção objetiva do educando e não de sua pessoa;
b) avaliar envolve julgar a produção em função de critérios estabelecidos coletivamente e das oportunidades oferecidas efetivamente
c) para um objetivo ser avaliado, deve ter bem trabalhado
d) todas as alternativas estão corretas

114 – Assinale a(s) alternativas(s) correta(s)
a) podemos apontar as metodologias passivas e os conteúdos sem sentido, como distorções do ensino;
b) o não-ensino é o vazio pedagógico, pois não envolve mediação;
c) o conteúdo é o meio para possibilitar o desenvolvimento humano pleno;
d) as alternativas a, b e c estão corretas
e) Apenas c está correta.

115 – A metodologia dialética de construção de conhecimento envolve trabalho em três dimensões:
a) mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e práticas pedagógicas diferenciadas;
b) mobilização para o conhecimento, construção do conhecimento e expressão da sintese do conhecimento
c) mobilização para o conhecimento, conteúdos conceituais e avaliação formativa;
d) mobilização dos conteúdos conseituais, procedimentais e atitudinais.

116 – Celso Vasconcelos nos indica como dimensões básicas da avaliação:
a) sensibilidade, análise da realidade, clareza de finalidades
b) julgamento, tomada de decisão, ação;
c) o desmonte social e o curriculo disciplinar instrucionista,
d) o desmonte material e simbolico da escola
e) Apenas a e b estão corretas

117 - Assinale a alternativa incorreta:
Para Celso Vasconcelos, quando avaliamos a própria avaliação da aprendizagem, percebemos os seguintes problemas básicos:

a) desvio dos objetivos
b) avaliação mediadora
c) distorção da prática pedagógica
d) Questão ética
e) avaliação classificatória e excludente


118 – “ O verdadeiro mediador deve se precupar mais com os brotos do que com os frutos da aprendizagem ( Vygotsky)
A que o grande educador e pesquisador se refere em sua mensagem:
a) Os acertos erros dos alunos devem ser medidos através de notas ou conceitos;
b) Os “erros” são idéias equivocadas e, portanto devem ser ignorados pelo professor;
c) O erro é parte da construção do conhecimento e, a partir dessas manifestações do comportamento do aluno, é que o verdadeiro mediador deve atuar;
d) Os alunos devem ser avaliados simplesmente através da observação constante do mediador
e) Todas as alternativas estão corretas.

119 – Segundo Jussara Hoffmann, avaliar para promover o aluno a patamares superiores em termos de aprendizagem e formação moral, conduz a reflexões sérias sobre parâmetros de qualidade instituidos por professores e escolas
1) Avaliar para promover suscita anotações significativas sobre o que se observa do aluno ao longo do processo – sua aprendizagem, sua condutas, seus relacionamentos.
2) Notas e conceitos são superficiais e genéricos em relação á qualidade das tarefas e manifestações dos alunos
3) Notas e conceitos padronizam o que é diferente, despersonalizando as dificuldades e avanços de cada aluno
4) Notas e conceitos privilegiam a classificação e a competição em detrimento da aprendizagem
5) Notas e conceitos baseiam-se arbitrariamente em certos e errados absolutos, negando que muitos “erros “ dos aprendizes são lógicos ao longo das diferentes condições de aprendizagem
Assinale a alternativa correta:
a) apenas 4 e 5 estão corretas
b) apenas 1, 2 e 3 estão corretas
c) a alternativa 4 está incorreta
d) todas as alternativas estão corretas
e) apenas a alternativa 5 está correta

120 – “Mediação é aproximação, diálogo, acompanhamento do jeito de ser e aprender de cada educando, dando-lhe a mão com rigor e afeto para ajudá-lo a prosseguir sempre, tendo ele a opção de escolha de recursos em sua trajetória de conhecimento
1) O tempo do aluno precisa ser respeitado. É o tempo de aprender e o tempo de ser e não- “o tempó de aprender determinado conteúdo”
2) Acompanhar o aluno significa conhecê=-lo como sujeito, protagonista de sua história, produtor de seu conhecimento
3) Classes numerosas impedem o melhor acompanhamento das histórias individuais dos alunos, porém há diferentes possiblidades de atenuar essa questão trabalhando as pedagógias diferenciadas
4) Nas classes numerosas o professor fica sem possibilidades de apoiar e orientar melhor seu aluno; é impossível o uso das pedagogias diferenciadas
5) a auto avaliação quando reflexão, tomada de consciência – é uma experiência bastante significativa para a construção do conhecimento do aluno
Assinale a alternativa correta

a) 1, 2, 3 e 5 estão corretas
b) 3, 4 e 5 estão corretas
c) 2, 3 e 4 estão corretas
d) 4 e 5 estão corretas
e) 1 e 4 estão incorretas


121 – Os registros em avaliação são dados de uma história vivida por educandos e educadores. Precisamos registrar e organizar dados da nossa memória para compartilhar com os outros as histórias vividas para que se possa ressignificá-las e recriá-las, atribuindo-lhes novos sentidos.
a) É necessário pautar o acompanhamento do aluno apenas em observações, impressões gerais e holisticas
b) É necessária a elaboração de instrumentos de avaliação confiáveis para um acompanhamento também confiável
c) Podemos denominar de “avaliação de matemática” um “teste de matemática” ou um “parecer sobre o aluno
d) Denominar um instrumento isolado de “avaliação do aluno”, significa reduzir o processo, que é complexo e mutidimensional, aos seus instrumentos
e) Apenas a e c estão incorretas.

122 – Numa visão mediadora, sempre que os estudos de um curso ou ano letivo estiverem em desenvolvimento, os instrumentos de avaliação serão desencadeadores da continuidade da ação pedagogica, pontos de partida para os encaminhamentos pedagógicos necessários.
a) não sentido em “fechar bimestres” a´partir da aplicação de testes bimestrais
b) o desempenho bimestral, trimestral ou semestral deve ser considerado em termos de conjunto das aprendizagens do periodo
c) o desempenho do aluno em cada periodo letivo, são aprendizagens, menções e pareceres que enunciam momentos provisóriosn do aluno e não conclusivos frente ao periodo letivo
d) não sentido na realização de testes e tarefas nas ultimas semanas dos periodos letivos – a LDB determina o sentido de continuidade em avaliação.
e) Todas estão corretas

123 – Segundo Jussara Hofmann, a educação inclusiva pode representar exclusão quando:
a) a avaliação for mediadora
b) a avaliação for classificatória e os parâmetros, comparativos
c) os professores forem bem preparados e contarem com equipe de apoio.
d) os alunos com NEE tiverem atendimento especializado necessários a cada caso
e) os alunos com NEE forem incluidos e devidamente apoiados nas classes comuuns

124 – Uma pedagogia diferenciada pode perfeitamente se desenvolver no coletivo da sala de aula partindo-se de uma concepção interacionista de educação. “Em princípio, um bom treinador fica á beira do campo.” (Perrenoud: 1988:56).
Essas afirmações se referem a:
a) dar explicações individuais aos alunos
b) trabalhar individualmente cada aluno
c) utilizar sitações desafiadoras ietrativas
d) tarefas diferentes para cada aluno
e) os alunos com NEE forem incluidos e devidamente apoiados nas classes comuns.

125 – Assinale a(s) alternativas correta(s)
a) O conceito de mobilização implica movimento. A mobilização implica mobilizar-se (de dentro)
b) A motivação enfatiza o fato de que se é motivado por alguém ou algo (de fora)
c) Avaliar é problematizar, provocar o pensar, a reformulação de diferentes hipóteses.
d) Mediar a mobilização exigirá um educador flexivel, atento, preparado, critico sobre seu planejamento.
e) Todas as alternativas estão corretas

126 – Os melhores guias são os que percorrem o caminho conosco, enfrentando as mesmas dificuldades e provocando-nos a andar mais depressa
Jussara Hofmann
A autora reporta-se a sua experiência no Caminho de Santiago de Comportela, na Espanha, para exemplicar como deve ser compreendido e vivenciado o processo de
A) Avaliação Mediadora
B) Planejamento Educacional
C) Avaliação tradicional
D) Investigação de concepções prévias dos alunos
E) Avaliação Diagnostica

127 – São o eixo organizador da doutrina expressa na LDB 9394/96, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conhecimentos
a) A interdisplinaridade supõe um eixo integrador entre as áreas do conhecimento
b) A contextualização do conteúdo significa assumir que todo o conhecimento supõe uma relação entre sujeito e objeto
c) A contextualização não é apenas informação; é o aprender através de atividades significativas
d) A contextualização e a interdisciplinaridade podem se basear apenas em informações
e) Apenas A, B e C estão corretas

127 – Em “Curriculo e Avaliação”, de Claudia de Oliveira Fernandes e Luis Carlos de Freitas, a avaliação é apresentada como uma das atividades do processo pedagogico necessariamente inserida no projeto pedagogico da escola e não pode ser considerada isoladamente.
Assinale a(s) alternativa(s) correta:
a) a avaliação deve ocrrer em consância com os principios de aprendizagem adotados e com a função que a educação escolar tenha na sociedade
b) a avaliação é parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes
c) o coletivo de profissionais que conduzem o processo de formação na escola, guiados pelos projetos politico-pedagogico são os protagonistas do processo de avaliação
d) a, b e c estão corretas
e) apenas c está correta.

128 – Assinale a alternativa incorreta
É possivel concebermos a avaliação numa perspectiva marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da responsabilidade com o coletivo. Essa concepção de avaliação parte dos seguintes principios:
a) Todas pessoas são capazes da aprender
b) a auto-avaliação é um instrumento importante capaz de propiciar aos estudantes maior responsabilidade acerca de seu processo de aprendiizagem e construção de autonomia
c) as ações educativas devem ser planejadas a partir das infinitas possibilidades de aprender do educando
d) a avaliação escolar se refere apenas aos alunos e deve estar baseada em provas, testes e exames.

129 – Hadji afirma que a avaliação formativa informa os dois principais atores do processo: professor e aluno. Isso favorece:
a) a classificação dos alunos conforme seu desempenho
b) a regulação das ações do professor que tem uma função “corretiva” no sentido de modificar o dispositivo pedagogico, através de uma “variabilidade didtica”
c) a regulação do próprio aluno que se auto-avalia e assim pode solicitar ajuda dos colegas que sabem mais
d) que o processo exerça controle e acompanhe o desempenho do aluno a fim de propor que ele reforce seus estudos
e) nenhuma das anteriores.

130 – Segundo Hadji: “A avaliação é uma operação de leitura da realidade orientada pór uma grade que expressa um sistema de expectativa julgadas legitimas, que constitui o referente da avaliação”.
Assinale a alternativa incorreta em relação á afirmação do autor
a) O ato de avaliar implica legitimidade
b) A avaliação exige críterio especificando um sistema de expectativa
c) É necessário selecionar expectativas prioritarias para cada etapa avaliação
d) A avaliação é medida inserida em um processo especifico
e) A leitura da avaliação se faz graças a críterios precisos

131 – A avaliação da aprendiazagem na escola traduz um referencial teórico que envolve uma concepção de educação e sociedade. A teoria é importante, sobretudo, porque
a) assegura o rigor cientifico ás práticas de avaliação desenvolvidas no âmbito da escola.
b) constitui preceitos objetivos e indicador dos carcteres da aprendizagem do aluno
c) ajuda o professor a compreender o significado da avaliação e da realidade da sala de aula.
d) assegura qualidade á prática de avaliação, a despeito das condiçoes de ensino.
e) representa um material a ser aplicado pelo professor no cotidiano da sala de aula

132 – Respondendo algumas perguntas, Charles Hadji nas suas conclusões provisórias, destaca que avaliação
I. é uma operação de leitura orientada da realidade, é tomar partido.
II. é pronunciar, incisivamente, julgamento de valor sobre uma situação observada
III. é elemento chave da negociação didática e momento forte em processo de regulação.
IV. formativa é um combate didático, exige coragem para ousar falar e “julgar”.
V. busca a objetividade, mais do que a permanencia, dos julgamentos sobre aprendizagem.
São idéias do autor Apenas as afirmativas
a) I, II e III b) I, III e IV c) I, IV e V d) II, III e V e) II, IV e V

133 – O processo de avaliação não pode ser menosprezado numa prática pedagogica que utiliza novas tecnologias. Deve se levqar em conta que:
a) a avaliação é processo mediador na construção de conhecimento
b) a avaliação deve permitir tanto na educação presencial quanto na educação á distancia do aluno ter consciencia de seu próprio desempenho
c) é importante abrir o processo de avaliação aos alunos; que ele seja claro, transparente, com regras e objetivos bem definidos
d) é preciso alterar a cultura dos alunos e professores que se relacionam com a avaliação como meio de obter ou outorgar nota, sem vinculo com a construção de conhecimento
e) Todas estão corretas.

134 – A avaliação a que nos referimos hoje não se dirige apenas ao educando, mas também ao professor, á instituição e ao sistema de ensino. A avaliação como parte integrante do processo ensino aprendizagem acompanha e media toda a açao da escola. A avaliação como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre em várias esferas e com vários objetivos.
a) Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o aluno e o professor tem um protagonismo central,
b) a avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto politico-pedagogico coletivo.
c) a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar,na qual a responsabilidade principal é do poder público.
d) Esses três níveis de avaliação não são isolados e necessitam estar em regime de permanentes trocas, respeitados os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e politica.
e) todas as alternativas estão corretas.

135 – A imagem do professor que “aplica prova” como um algoz está felizmente sendo substituido pela do professor parceiro do aluno. Ser parceiro significa star atento á maneira como a aluno aprende, preocupando-se com a forma de corrigir tarefas e lidar com o erro.
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s)
1) os alunos precisam tomar consciencia de que estão na escola para aprender
2) aprender pode envolver erros
3) os erros dos alunos pódem ajudar o professor a descobrir novas formas de ensinar
4) não é atitude ética comentar erros dos alunos durante o trabalho coletivo
5) a troca de experiencia entre docentes pode sinalizar novas abordagens de conteúdos.
a) apenas 1 e 5 estão corretas
b) 1, 2, 3 e 5 estão corretas
c) todas estão corretas
d) as alternativas 3 e 5 estão erradas
e) 1, 2, 3 e 4 estão corretas

17 comentários:

  1. Meu anjo, estou aguardando a publicação do gabarito. Obrigada.

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  2. por favor ,gabarito as perguntas são muita boas!!!!!
    obrigada

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  3. Estou aguardando o gabarito, por favor envie para meu email adrianadecastro71@hotmail.com irei prestar concurso e achei as perguntas excelentes.

    Adriana

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  4. Gostaria de conseguir o gabarito.
    Grata,
    Mary

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  5. PROFESSOR GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO.DESDE JÁ OBRIGADA MEU EMAIL É:inbbarros@hotmail.com

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  6. PROFESSOR GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELO SIMULADO, NOS AJUDA BASTANTE NA HORA DE ESTUDAR. MUITO OBRIGADO.MANDE O GABARITO PARA CONFERIR COM MINHAS RESPOSTAS. AGUARDO. EMAIL nilsevcamilo@gmail.com

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  7. Olá Professor. Já estou respondendo as questões. Poderia, por gentileza, me mandar o gabarito. Meu e-mail é rosalia.queiroz at gmail.com

    Rosalia.

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  8. Olá professor por favor me envie o gabarito para poder conferir as questões. Desde de já agradeço. O meu e-mail é:terraralf@hotmail.com

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  9. o SITE MUITO BOM, MAS E AS RESSPOSTAS O GABARITO? ME ENVIE POR FAVOR OBGDA. BOA SORTE!

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  10. Ola!! Gostaria de receber o gabarito também.

    Att,

    paoloplamb@gmail.com

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  11. Por favor poderia me enviar o gabarito pois as questões são otimas. att,

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  12. gostaria de recebe o gabarito e tambem o gabaritadas questoes Lbhttp://professoraltairdopsol.blogspot.com.br/2009/12/questoes-relativas-ldb-nos-ultimos.html

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  13. SEM GABARITO NÃO TEM COMO ESTUDAR.
    MEU IMAIL; maraschu@hotmail.com
    OBRIGADO!

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